História do Mantenedouro de Fauna
          O Exército Brasileiro, por meio do Comando de Fronteira Roraima / 7º Batalhão de Infantaria de Selva, preocupados com o Meio Ambiente e responsabilidade social de educar na conservação e preservação da natureza, reformou e construiu em suas dependências, recintos para que fossem destinados a animais apreendidos ou até mesmo resgatados, e que fossem impotentes de retornarem à vida livre na natureza. Projeto elaborado com o intuito de informar a sociedade local, e até mesmo militares, no que diz respeito ao respeito à natureza.
          O C Fron RR/7º BIS mantêm a mais de 17 anos em suas dependências físicas, animais provenientes de situações ilegais, tendo mantido esta atividade com muitas dificuldades técnicas pois somente no ano de 2005 contou pela primeira vez com a presença de um médico veterinário à disposição. No ano de 2005 foram realizadas as seguintes melhorias:
          - Organizar todas as atividades inerentes ao zoológico;
          - Legalizar sua situação perante aos órgãos ambientais;
          - Buscar parcerias para o melhoramento das instalações e revitalização da área onde os animais permanecem, e de visitação;
          - Estabelecer programas de referência nas áreas de educação ambiental, cursos de capacitação, palestras, conservação e pesquisas; e
          - Estabelecimento de manejo adequado aos animais: enriquecimento ambiental, nutricional e clínico.
          Deste modo, foi criado no mesmo ano, o Criadouro Conservacionista de espécies ameaçadas e vulneráveis do C Fron RR/7º BIS, que por meio de Licenças Ambientais específicas para sua instalação e operação, ficou registrado sob Nr 02025.001.507/05-33 (IBAMA/RR).
          Com a legalização do Criadouro Conservacionista, o “Mini-Zoo” como é assim chamado, estabeleceu um forte Programa de Educação Ambiental monitorado, no qual recebe a cada ano cerca de 30.000 visitantes, dentre escolas municipais, projetos sociais, grupos diversos e visitantes em geral.
          O Mini-Zoo conta atualmente com um plantel de espécies da fauna brasileira, com ênfase a espécies da Amazônia e Estado de Roraima, sendo que a maioria consta na lista de espécies ameaçadas do IBAMA. O plantel possui cerca de 88 animais, que são mantidos dentro dos requisitos estabelecidos nos melhores zoológicos do Brasil.