“Braço Forte” contra incêndio
O Comando de Fronteira Roraima/7º Batalhão de Infantaria de Selva, “Batalhão Forte São Joaquim”, realizou Estágio de Formação de Brigadista para Combate e Prevenção de Incêndio Florestal.
No período de 11 à 13 de fevereiro, o Comando de Fronteira Roraima/7º Batalhão de Infantaria de Selva ( C Fron RR/7º BIS) realizou Estágio de Formação de Brigadista para Combate e Prevenção de Incêndio Florestal, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima.
O estágio capacitou 02 (dois) Pelotões de Fuzileiros de Selva a atuarem na Força Interagência de Ajuda Humanitária (FIAH) na prevenção e combate a incêndios florestais na região, em apoio aos órgãos locais (IBAMA, ICMBio, Defesa Civil) habilitando os integrantes da FIAH a prestarem assistência inicial no atendimento à vítima de acidentes, traumas, lesões ou enfermidades imprevistas, e na manutenção dos sinais vitais da vítima até a chegada de socorro especializado (emergência pré-hospitalar).
Foram ministradas instruções de atendimento pré-hospitalar, operação e manutenção com motosserra, manutenção e manuseio de ferramentas, construção de aceiros, queima controlada em postagem e prática de combate a incêndio florestal.
A Interação do Exército Brasileiro com outras agências (Operações interagências) tem a finalidade de conciliar interesses e coordenar esforços para a consecução de objetivos ou propósitos convergentes que atendam ao bem comum, como no caso de Roraima, atuar em calamidades públicas visando combater grandes queimadas.