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3º PEF (Pacaraima)

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 22h41 | Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 19h49 | Acessos: 15085

No final do ano de 1968 tiveram início, ao Sul da Guiana Inglesa, os primeiros movimentos para a eclosão de um movimento separatista que aconteceria nos primeiros dias de 1969 e ficaria conhecido como a Revolta do Rupununi. Fazendeiros da região conhecida como Rupununi, com apoio de alguns índios, pretendiam criar um novo país e recebiam apoio militar da Venezuela.

Por conta disso, em 1º de janeiro de 1969, foi instalado um destacamento da 9ª Cia Fron em Vila Pereira, hoje Comunidade Indígena Surumú, a fim de garantir a neutralidade do Brasil naquele conflito. Com o fim da rebelião, o 6º BEC recebeu a missão de construir a BR-174 no trecho Caracaraí - Boa Vista - Divisor (como era conhecida a região do município de Pacaraima) e da BR-401 no trecho Boa Vista – Bonfim - Normandia. Naquele mesmo ano, foram construídos campos de pouso em Bonfim, Normandia e Vila Pereira, onde se encontrava o Destacamento embrião do 3º PEF.

Em maio de 1972 a abertura da estrada possibilitou a chegada do primeiro carro à região. Uma caminhonete F-75 conduzia uma equipe do 6º BEC, chefiada pelo Sgt Topo ÁVILA. Com a chegada dessa equipe foi possível concluir os projetos de terraplenagem da BR-174, possibilitando a inauguração da ligação Brasil - Venezuela em janeiro de 1973. Com a construção da estrada que liga Boa Vista a Vila Pacaraima, o Destacamento que estava em Vila Pereira foi transferido para a fronteira com a Venezuela, no alto da Serra Pacaraima. Ainda em 1973, o 6º BEC passou a projetar e demarcar as obras militares do 3º PEF .

Para a construção do aquartelamento do Pelotão, foi adquirido material pré-fabricado de origem italiana. As placas de metal duplas, separadas por material isolante e revestidas de pintura automotiva foram transportadas de avião até o aeroporto de Santa Elena de Uairén, na Venezuela, e conduzida por via terrestre até Vila Pacaraima. Em 11 de março de 1973 chegou uma equipe composta por 09 militares, sob o comando do 2º Sgt HENRIQUE, com a finalidade de se instalar nas dependências recém-construídas pelo 6ºBEC, quando então o Destacamento de Pacaraima passou a ser denominado 3º Pelotão Especial Fronteira. Em 2001 o 6º BEC, mais uma vez, integrou-se ao espírito aguerrido dos guerreiros da fronteira para construir na área patrimonial do 3º PEF o aeródromo da cidade, com pavimento asfáltico e 1800m de comprimento.

Hoje o 3º PEF está a 215km de Boa Vista, com a rodovia BR-174 totalmente asfaltada. É responsável por uma parte da área de fronteira seca com a Venezuela, ali demarcada por marcos de fronteira, sendo que o mais famoso é o Marco BV-8. Estabelece ligações com as comunidades indígenas das etnias Makuxi e Taurepang. Mantém bom relacionamento com as comunidades locais, nacional e estrangeira e também incorpora soldados com dupla cidadania. Possui oito PNR para as famílias dos oficiais e sargentos que moram em Pacaraima.



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