Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Adjunto de Comando

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 17h40 | Última atualização em Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 17h41 | Acessos: 2319

O cargo de Adjunto de Comando do C Fron RR / 7º BIS vem sendo desempenhado desde 2015 pelo S Ten Inf João Batista Gomes Holanda, da Turma de 1993.

A implementação desta importante função vem contribuindo de modo extremamente satisfatório para a ação de comando da Unidade, que atualmente conta com um efetivo de aproximadamente 1.107 militares. De acordo com a Portaria nº 997, de 15 de agosto de 2016, que acrescenta e altera dispositivos no Regulamento Interno e dos Serviços Gerais (R-1), incumbe ao Adjunto de Comando: Assessorar o Comandante sobre questões sensíveis e correntes relacionadas às praças, com destaque para os assuntos relativos ao moral da tropa, ao bem estar, à satisfação profissional, à carreira, à motivação, à instrução, ao apoio à família militar, à saúde, à assistência social, à justiça e à disciplina. Além disso, assessora também nos processos decisórios atinentes às praças, tais como concessão de condecorações, promoções, movimentações e designação para Cursos e Estágios.

A referida Portaria lista essa série de atribuições, porém é clara ao mencionar que não se trata de um rol exaustivo. Pelo contrário, os Comandantes deverão procurar adaptar essas missões à cultura organizacional, à natureza e à base doutrinária de sua OM, o que poderá resultar em supressões, adaptações ou até mesmo em acréscimo de tarefas

.

A partir da experiência que vem sendo conduzida com sucesso no 7º BIS, abaixo são listados exemplos de boas práticas adotadas para função:

BOAS PRÁTICAS ADOTADAS NA OM

Sala exclusiva, no pavilhão de comando, para que o militar que decida acessar o Adjunto de Comando tenha a percepção de que está, de fato, buscando aconselhamento junto ao nível mais alto do processo decisório.

Participação no cerimonial de recepção de autoridades, ritualizando a existência do cargo à autoridade recepcionada.

Participação na reunião para a Diretriz Semanal de Instrução (junto aos Cmt SU e EM), desse modo estando disponível para assessorar nos assuntos pertinentes às praças.

Nas formaturas internas, sua entrada, leitura e inclusão na “nominata”, bem como seu posicionamento no palanque, são feitos de modo a ressaltá-lo como estando de fato no nível do Comando.

Nas solenidades externas acompanha o Cmt, apresentando-se sempre às autoridades às quais o próprio Cmt o faz.

Especificamente em relação às praças, o Adj Cmdo do 7º BIS:

- ministra o bloco de instruções sobre liderança militar;
- conduz e estimula projetos pessoais e iniciativas em grupo;
- liga-se com o Serviço de Assistência Social da Região Militar a fim de obter soluções ou encaminhamentos para os problemas sociais identificados da OM;
- estabelece o primeiro contato com graduados movimentados, por meio do envio de uma cartilha informativa; também os recepciona quando de sua chegada à OM;
- assessora o S1 quanto à designação de funções de ST/Sgt; e
- acompanha instruções e acampamentos, dando feedback quanto à monitoria dos graduados envolvidos nas atividades.
registrado em:
Fim do conteúdo da página